quarta-feira, 28 de julho de 2010

NADA PODE PARAR UM HOMEM DE DEUS - Parte 1: Comissão

Atos 23:11 – Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa que o dês também em Roma.
Atos 25:10 – “Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde devo ser julgado; nenhum mal fiz aos judeus, como muito bem sabes.
Atos 26:32 – “Então Agripa disse a Festo: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César.
Estes 3 versículos relatam a grandiosa submissão do Apóstolo Paulo à Deus, colocando a execução do seu chamado como prioridade em sua vida.
Vou descrever, em 5 partes, as situações (dificuldades) enfrentadas pelo Ap. Paulo para cumprir uma determinação de Deus. E podermos identificar os motivos pelos quais estamos vivendo nosso COTIDIANO: se estamos sendo obedientes ou não a uma vontade de Deus. Se as dificuldades são realmente prova ou se é desobediência.
Quero comparar esta atitude do Ap. Paulo com a do profeta Jonas, onde ele tomou caminho oposto ao pedido de Deus. Quero mostrar que nem sempre passamos por dificuldades como provação, como alguns religiosos gostam de chamar: “atravessando o deserto”.
Jonas 1:1-3 – “Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
Chamei de religioso de uma forma proposital, porque muitos líderes preferem ignorar o pecado, ou o erro que vem sendo cometido, ou ainda a desobediência de uma determinada pessoa, sem antes ter uma certeza de Deus, e de uma forma displicente ao invés de orientar simplesmente ilude pronunciando jargões bíblicos: Deus é fiel, Deus proverá, Deus isso, Deus aquilo. Amém por isso, pois de uma certa forma estamos profetizando bênçãos, mas em primeiro lugar deve-se identificar a CAUSA, e não mostrar o resultado final, para que se possa estancar as CONSEQUÊNCIAS, isso é: aconselhar, orientar, curar, libertar.
Jesus Cristo veio para que tivéssemos vida e em abundância, mas: o mal que perdura, não provém de Deus. E se Ele veio para que tivéssemos vida abundante, deixou seu Espírito Santo para nos libertar e curar de TODO mal, seja de um passado distante, de um passado mais recente, como do presente. Sabemos também que a orientação, aconselhamento, deve ter total base bíblica. Portanto, a Palavra de Deus exorta, ensina e edifica, trazendo paz e certeza nos corações.
Para concluir: temos que estar atentos tanto à vontade do nosso coração como aquilo que nos é dito quanto a vida presente e ao futuro – 1ª Tessalonicenses 5:17 a 22 – “Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; abstende-vos de toda espécie de mal. – Não desprezar as palavras proferidas, MAS colocá-las à Luz da Palavra de Deus, ORANDO, e o que não condiz, ignorar.
E assim, obedecendo a Bíblia: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme TODA A LEI que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares." (Josué 1:7)

Wagner Pires

Nenhum comentário: