terça-feira, 13 de julho de 2010

DESABAFO



1ª Reis 3:9-10 – “A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.”

No texto acima está o relato de um sonho que Salomão, filho do rei Davi, onde Deus aparecia a ele e questionava-o quanto ao pedido que poderia fazer e que lhe seria dado.

1º Salomão se considerava uma criança inexperiente para reinar em Israel no lugar de seu pai, por isso pediu capacidade para ADMINISTRAR – sabedoria.
Sabedoria = grande fundo de conhecimento, saber, prudência, razão;
Inteligência = conjunto de todas as funções intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio), habilidade.
Cultura = trabalho ou exercício intelectual, instrução, saber, estudo.
Muitas vezes nós confundimos ou associamos uma coisa e a outra, mas pelas definições podemos entender que uma pode ser consequência ou simplesmente não.

2º Salomão era um líder, um ADMINISTRADOR, todos nós, TODOS, somos administradores, portanto, líderes, e geralmente esquecemos deste adjetivo em nosso caráter: a CAPACIDADE DE ADMINISTRAR, seja o que for - Sabedoria em gerenciar nossos negócios.
Salomão necessitava de tais capacidades para poder agir em situações que estaria por vir em seu reino: Sabedoria tendo o cuidado (prudência) nas atitudes. Nota-se: FUTURO, o dia de amanhã, aquele que você ainda não sabe o que vai acontecer pois: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:34. Necessitava de estar preparado para tudo aquilo que Deus permitiria que estivesse à sua frente para aperfeiçoamento de suas atitudes, caráter, administração governamental e familiar.

3º Ele havia ganho muito respeito não apenas do seu povo como também de povos circunvizinhos (1º Reis 9:10-28), acabando por assumir responsabilidades com ESTRANHOS.

Onde eu quero chegar com tudo isso?

Pois bem, a tempos que tenho notado o EGOISMO exagerado no coração de homens, um absurdo, se tratando ainda de pessoas comprometidas com Deus, ou ainda de pessoas que exercem literalmente um certa liderança: seja ela profissional, comunitária, governamental, política, familiar e até mesmo eclesiástica.
Este EGOISMO é aplicado exatamente de uma forma contrária às atitudes de Salomão, portanto, contrária aos ENSINAMENTOS de Deus. O EGOISTA é ainda imediatista, só enxerga o que está à sua frente, não consegue ter uma ótica de fé.
Por que a falta de sabedoria é associada a figura do animal chamado BURRO?
Porque este é teimoso, não ouve outros argumentos, não vê outras hipóteses, tem a mente presa, cauterizada, só prevalece a sua própria RAZÃO, mesmo que esteja errado (diga-se burro somente à falta de sabedoria e NÃO àquele com falta de cultura ou inteligência, pois estes necessitam de oportunidades).

Este comportamento, deste possível ou assumidamente LÍDER, deixa de lado:

a) A PRUDÊNCIA e age de forma autoritária e impetuosa, impulsiva (Autoritário: impõe as suas vontades - é ignorado, sem prestígio, temido, arrogante; Autoridade: vê, ouve, analisa, estuda antes de determinar e executar - é respeitado e admirado, humilde);
b) O CONHECIMENTO dos fatos e até mesmo dos ensinamentos Bíblicos e, quando vê o conhecimento dos fatos, simplesmente os ignora não abrindo mão de SEUS interesses e SUAS necessidades pessoais;

c) A RAZÃO lógica, e antes de procurar uma orientação mais clara, determina a SUA própria RAZÃO como a perfeita e correta, sem antes analisar e reconsiderar;

d) O comportamento HUMANO, fazendo distinção entre amigos e conhecidos (favorecidos) e os estranhos (sem poder de negociação);

e) Uma atitude CRISTÃ em ouvir, aconselhar, orientar independente da religião, credo, sexo, idade, classe social, ou qualquer outra situação que o possa diferir.

Para concluir quero apenas traçar um perfil de um LIDER, que é aquele que tem a capacidade e a CORAGEM de esvaziar-se de si mesmo, “amando o seu próximo como a si mesmo”, ou seja tratando da forma que quer ser tratado, pois todo líder também é liderado por alguém e “com a medida que medimos, nós seremos medidos também”. Que consegue enxergar a situação do amanhã, já estar se preparando em suas atitudes, agir com cautela, paciência e calma, ouvir e aconselhar, orientar, respeitar opiniões.
Se você é patrão, ou chefe de setor e seção: é um lider; se é marido: é líder, na família; esposa: é líder na casa com os filhos; até mesmo o filho é um líder: nas suas atividades escolares, profissionais, familiar, amizades, comportamento, é um líder no seu espaço; o pastor é um líder com muito mais atributos e responsabilidades porque ele leva o nome de Deus para os que creem e para os que não creem, para os de sua igreja como para os de fora, em suas tarefas eclesiásticas como em tarefas seculares - "a quem muito é dado, muito será requerido"; “toda autoridade é instituída por Deus”, até mesmo as políticas e governamentais.

2ª Tessalonicenses – Vós, porém, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” 

Tenhamos comportamento de cristãos, isso significa não olhar para a pessoa em si, mas para o problema apresentado e ajudar. Um futuro lider sabe ser liderado.
Aprendi algo muitíssimo importante: quando abrimos mão de algo espiritual por um material, perdemos os dois. Quando abrimos mão de um material por um espiritual, ganhamos os dois.

"eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias." (1º Reis 3:12-13).


Wagner Pires

Nenhum comentário: