terça-feira, 4 de abril de 2023

ESPELHO

imagem: https://www.sueamado.pt/2020/08/a-mudanca-deve-comecar-sempre-por-quem.html?spref=pi


- Quem sou eu?
- Não sei, me diga você.
- Não sei mais quem sou, o que sou, porque sou.
- Se nem você se conhece mais..... E, por que me pergunta?
- Também não sei.
- E o que te traz aqui?
- Aqui onde? No Banheiro?
- Não, não, aqui, aqui.
- Ah, sim, aqui......aqui. Pois é, meu lugar não é aqui, meu maior erro.
- Se foi um erro, e seu lugar não é aqui, está só de passagem?
- Sim, talvez. Mas demorando muito, e nem sei para onde vou, quando vou.
- Não sabe para onde vai, porque veio.....
- Perguntas sem respostas. Como disse: uma grande bobagem, estou de passagem.
- Caminhando e esperando o tempo passar?
- Sim. Caminhando, voando, flutuando; viajando, sonhando, delirando. Delírios e devaneios.
- Sonhar. Sonhar não resolve.
- Eu sei, por isto estou indignado comigo mesmo: meus sonhos e meus desejos. Minhas necessidades: minha culpa por não conseguir realizar meus sonhos, não suprir meus desejos e estas minhas necessidades. Aliás, os sonhos foram realizados, porém todos eles mal executados.
- Grande otário. E não me venha com conversa de fé para conquistar.
- Também sei. Longe disso, nada de religião. Foi por acreditar nas pessoas que só tive frustração e decepção.
- Bem que eu te avisei! A admiração que eu tinha por algumas pessoas eu perdi, assim que eu as conheci.
- Pelo menos este tempo foi revelando tudo e todos.
- Quem é quem, e porque são assim. Ou melhor, porque agem assim.
- Interesses, meu caro. Interesses.
- Cada um preocupado com seus próprios interesses.
- E o tempo é o meu pior inimigo. Insiste em me contrariar. Quando tenho pressa ele é devagar. Quando preciso esperar ele é rápido demais.
- Xi, perdi a noção do que é o tempo. Nem quero saber que dia é hoje para não me chatear com meus afazeres. Parece que foi ontem o que faz muito tempo, e o que faz muito tempo parece que é hoje ainda.
- Para mim, parece que já é tarde para tudo.
- Nem sempre. Depende o que podemos considerar ‘ser tarde’. Depende o que se tem que realizar.
- Sim, mas...esta é a questão: realizar. Como vou saber o tempo que irá se realizar: se demora muito para acabar, ou não? Estou cansado.
- É uma boa pergunta. E você já havia comentado: ‘demorando’. Rapaz, não tem como alterar o tempo. Acelerar, voltar ao passado. Isto só causa ansiedade e depressão.
- Muito difícil de entender e explicar.
- Nem tudo conseguimos um entendimento e uma explicação.
- Por isto estou tentando ir levando, mesmo sem entendimento.
- Confuso. Ninguém caminhando de lugar nenhum, para lugar nenhum, sem saber quando partir.
- E para quê?
- Isto também: para quê.
- Só sei que este tempo foi me transformando: para o bem ou para o mal.
- Verdade, vai nos moldando, mudamos a percepção do mundo. A luta do bem contra o mal que também necessita de reflexão.
- Complexo este tema do que é o bem e o mal, como saber?
- Salve-se quem puder.
- Salvar-se para sobreviver.
- Viver cada dia o seu próprio mal.
- Tudo isto me fez enxergar que sou o criador e a criatura. O monstro que sempre fui, o monstro que me tornei.
- Percebe-se pelas cicatrizes.
- Prefiro nem olhar mais, imaginar tudo isto em meu caminho. Carregar o fardo do passado como lembranças e esperança para um futuro incerto.
- O monstro desconhecido em seu desconhecido caminho no limiar da sua própria loucura.




"Naqueles dias, as pessoas buscarão a morte, mas não a encontrarão; desejarão morrer, mas a morte fugirá delas. O aspecto dos gafanhotos era como o de cavalos preparados para a batalha. Em suas cabeças havia algo como coroas parecendo ouro, e o rosto deles era como rosto de seres humanos." Apocalipse 9:6-7







Nenhum comentário: