segunda-feira, 16 de agosto de 2010

NADA PODE PARAR UM HOMEM DE DEUS - Parte 5: Confiança


Atos 28:23 e 28 – “Havendo-lhe eles marcado um dia, muitos foram ter com ele à sua morada, aos quais desde a manhã até a noite explicava com bom testemunho o reino de Deus e procurava persuadí-los acerca de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas. Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles ouvirão."
O Ap. Paulo finalmente chega no objetivo de que Deus havia determinado, chegando à Roma, apresentando-se ao interrogatório, onde nada havia sido encontrado para que pudesse ser condenado.
Estar no centro da vontade de Deus requer confiança, saber que se Jesus te mandar caminhar sobre as águas, faça-o porque Ele não nos deixa afogar nas decepções muito menos sermos abatidos pelas tempestades das dificuldades, envergonhados ou humilhados – Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (Mateus 14:28-31). Nunca devemos desviar nossa atenção às coisas ao redor, o foco central deve ser Jesus.
Deus nunca exige de nós um sacrifício que não podemos suportar, apenas usa situações momentâneas em nossas vidas para que: tanto nós mesmos como aqueles que convivem conosco possam ver os milagres. Isso requer de nós compromisso com a Palavra de Deus. Jonas, a princípio, havia recusado em pregá-la, posteriormente reconheceu, pregou em Nínive - “E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor. (Jonas 3:3–5). E Jonas não conseguia enxergar a verdade, os objetivos de Deus, não tinha seu foco em Jesus Cristo –“Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Agora, ó Senhor, tira-me a vida, pois melhor me é morrer do que viver." (Jonas 4:1-3)
Por outro Lado, o Ap. Paulo vivia no centro da vontade de Deus - “E morou dois anos inteiros na casa que alugara, e recebia a todos os que o visitavam, pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem impedimento algum.” (Atos 28:30-31). A qual era estar onde Deus queria e fazer exatamente o que Deus havia proposto.
Hebreus 10:32 a 11:1 – “Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados. Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem."
Wagner Pires

Nenhum comentário: