crédito da imagem: https://pt.pngtree.com/freebackground/road-h5-distant-background_679900.html
Fabricado no longínquo anos 60, tadinho, já está dando muitos problemas. Acho que já está na hora de o aposentar.
Não digo jogá-lo ao ferro velho, sucatear suas peças. Abandoná-lo no terreno baldio, onde cresce a erva e o lixo. Mas de encostá-lo na garagem e deixá-lo descansar.
Afinal, foram mais de 6 décadas na estrada, muito bem rodados.
Na análise dos dados da sua trajetória, parece que foi um trator, ou um tanque de guerra nos campos de batalha. Incansável trabalho pesado, infindáveis lutas. E poderia dizer: cansou do trabalho pesado; cansou das lutas - hora de admitir: cansou.
Os amortecedores já não respondem como antes, já sentem o desgaste das passadas no asfalto.
Nem o óleo desce perfeitamente pela tubulação, parece que tudo entupiu. Agora só aceita alimentaçāo aditivada. Doses lentas para não engasgar.
E por falar em engasgar, às vezes, na hora de ligar, tem que engatar uma segunda marcha para ver se pega no tranco. Não que precise empurrar, ainda não chegou nesta fase, mas no tranco, às vezes, como disse, é necessário.
Vive na oficina. Sempre fazendo um check up. Teste disso, teste daquilo. O mecânico passando "medicamentos especiais" para prolongar sua vida útil. Ocasionalmente uma vida meio que inútil..
O motor ainda não está batendo biela, segue firme, pulsante, a pressão como de um adolescente. Mas é uma fumaceira danada, bufa o dia inteiro. Acho que o problema é no sistema de alimentação e distribuição.
O velhinho anda um pouco enferrujado, desbotado, perdendo o brilho. O seu auge, o seu glamour, já passou faz algum tempo. Agora é ir tocando, trocando as marchas bem suave. Nada de acelerar. Pé no freio e pouca estrada, desviando dos buracos, pegando os atalhos da vida e esperar o momento de apenas ficar registrado na história.
Modelo único, com o número do seu chassis registrado, documentação em dia. Cumpridor do seu papel, da sua função para a qual foi produzido, com respeito. Deixando um legado de um novo modelo, aperfeiçoado. Mais moderno, mais eficaz, bem mais melhorado. Em tempos tecnológicos é perfeito, muito eficiente. Capaz de desbravar o mundo.
E assim segue a vida, olhando no retrivosor o caminho seguido, e fica para quem vem atrás se aventurar nesta mesma estrada, em novas jornadas, novos desafios e conquistas.
Novos modelos para perpetuar de geração em geração, e as histórias daquele velhinho carrinho, com carinho, jamais ser esquecida.
Wagner Pires

