segunda-feira, 16 de março de 2015

CULTURA SOCIAL

         


          A arte me fascina. E considero este meu interesse por diversos estilos da arte importante para a formação do meu caráter.
          
          Tenho por convicção que a arte como cultura é o elemento principal para a formação de uma nação socialmente próspera, e consequentemente uma nação estável econômica e politicamente. O povo saberia votar com mais inteligência e exigiria mais transparência e idoneidade de seus políticos, menos corrupção.
         
           Por isso não sou totalmente a favor de manifestações, o correto seria votar melhor, prevenir, agir na causa e não nas consequências. Um trabalho que leva muito mais que uma gestão governamental de um ou dois mandatos, 4 ou 8 anos; é um trabalho de gerações, dentro da família: de pais para filhos. A base é sabedoria e inteligência, fruto da cultura adquirida - é um exercício: quanto mais se adquiri cultura, mais se adquiri sabedoria e desenvolve a inteligência. Quanto mais inteligente, mais tem sabedoria para apreciar e desenvolver a cultura.
          Ser um formador de opinião, não ser levado por qualquer vento de doutrina social. Criar identidade e personalidade.

          Adquirir cultura é gostar e interessar-se por ler livros: romances, aventuras, dramas, ficção, documentários, etc. É ir ao cinema e ao teatro, apreciar obras de arte: quadros, esculturas, fotografia. Ouvir boa música, eu disse música, não me venham com funk, pagode, sertanejo universotário. Eu sei que cada um tem um gosto musical, mas tenham bom gosto.

          Detalhe: novela não é cultura, é anticultura sócio-familiar.
          Aproveitando o tema, esqueçam novelas, BBBs, jornalismo apelativo e dramático. É preciso acompanhar notícias nacionais e internacionais de qualidade por diversos meios de comunicação; ver o mundo abre os horizontes do conhecimento.

          Admirar a arquitetura também é cultura.

          Culinária é uma arte. Certa vez um chef de cozinha português disse que cozinhar e como tocar uma canção, eu concordo, é exatamente isso, você tem a partitura, porém, cada um escolhe o ritmo da receita com seus temperos.

          O esporte também é arte, colabora com a formação do ser humano. Tomando seu tempo com a qualidade de vida, longe daquilo que poderia destruir uma vida.


          A boa qualidade de vida reflete em mentes sãs, saudáveis, curadas.

          Fazer uma nação melhor!


Wagner Pires

Nenhum comentário: