terça-feira, 22 de junho de 2010

REFEIÇÃO RÁPIDA PARA O VERÃO



Estamos entrando no verão no hemisfério norte e nada melhor do que uma refeição rápida e prática para poder correr e aproveitar a praia, claro uma refeição rápida mas que consista em alimentos saudáveis para nosso organismo.

Este foi meu almoço de hoje: uma salada, bifinhos de perú, batatas fritas, acompanhados de um molho rosé e um sumo de beterraba com laranja.

Pega-se umas folhas de alface roxa, rúcula selvagem e disponha no fundo de uma verrine ou num prato raso, espalhe milho, esmague grosseiramente algumas nozes, 6 ovos de codorniz cozidos, 1 queijo fresco de ovelha picado em pedaços grandes, 1 pêssego (fresco) também picado, salsinha bem picada, tempere com sal, gotas de limão ou vinagre branco, um fio de azeite.

Corta-se em tirinhas, na espessura de um dedo, 2 bifinhos de peito de perú, coloque um fio de azeite, muito pouco mesmo, numa frigideira anti-aderente, coloque as tirinhas de perú, tempere com sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho picado, frite-os até ficarem dourados.

Para termos um refeição completa temos que ter o acompanhamento do carboidrato, neste caso eu dispensei o arroz ou a massa apenas cozida por batatas fritas (a pedido do meu filho), e tudo acompanhado do molho composto por 2 colheres de sopa de ketchup, 2 de maionese, 1 colher de sobremesa de mostarda e 1 de molho inglês, sal, pimenta-do-reino branca à gosto, azeite e vinagre branco.

O sumo não tem segredo, esprema 3 ou 4 laranjas, coloque no liquidificador com 1 beterraba média ralada ou picada, 1 colher de sopa de mel e gelo, triture e coe.

Fico devendo a minha foto, colocarei mais tarde, mas por enquanto peguei uma outra qualquer como ilustração.
E também não repare em algumas palavras como: sumo, ketchup, entre outras, como resido em Portugal temos algumas diferenças entre o português daqui e o do Brasil; futuramente poderei colocar aqui no meu blog um pequeno dicionário de português para brasileiro com palavras que fui anotando no meu COTIDIANO.

Bom apetite.

Wagner Pires

Nenhum comentário: